Projeto de Interiores no Sketchup O passo a passo necessário para você modelar um ambiente interno usando o Sketchup

Nessa habilidade vamos desenvolver os elementos principais de um Loft (paredes, vãos, piso e laje) usando apenas o Sketchup e nos baseando em medidas de uma planta-baixa. Não será necessário o conhecimento de nenhum outro software. Nós vamos usar uma planta de referência que foi feita no AutoCAD mas nessa habilidade nós não iremos importá-la, nós iremos modelar o ambiente totalmente do zero usando apenas o Sketchup, e a planta servirá somente para a conferência das medidas. Os principais recursos que utilizaremos serão os comandos rectangle, push/pull, tape, groups e layers.

Vamos começar desenhando o Loft todo em projeção, a partir das medidas da planta, marcando todos os ambientes bidimensionalmente - banheiro, cozinha, dutos de ventilação etc. Em seguida, levantaremos o volume das paredes para definir os compartimentos, respeitando um pé-direito estipulado por nós.

O próximo passo é abrir os vãos das janelas e portas e possibilitar a inserção desses elementos posteriormente, a partir de modelagem própria ou de modelos do Google Warehouse. Todo o processo será feito com recursos que garantem precisão absoluta e irão gerar um modelo eficiente e dinâmico de manipualção.

Em seguida, agruparemos os elementos principais do modelo - piso, paredes e teto. Explicaremos a importância de se trabalhar com grupos e alertaremos para os perigos de ignorar essa importante etapa.

O último passo é colocar esse grupos em camadas, para facilitar a manipulação e tornar a cena mais flexível para qualquer tipo de edição. Aprendermos a criar e manipular camadas e organizaremos todo o ambiente seguindo essa lógica.

Pronto, após esses passos vocês conseguirão modelar os principais elementos que compõe o Loft e poderão partir para a inserção de móveis, texturas, cenas, luzes etc. A metodologia abordada garante um modelo flexível, eficiente e de fácil manipulação, o que é fundamental para você que está aprendendo a usar o Sketchup e tem interesse em fazer projeto de interiores.


Transcrição

Nesse vídeo explicamos o que vamos fazer na habilidade e começamos a projeção do apartamento.

Nesse vídeo levantamos o volume do loft e abrimos os vãos das portas e janelas

Nesse vídeo ensinamos a organizar o modelo em grupos e camadas

Nesse vídeo ensinamos a inserir portas e janelas nos vãos que criamos

Nesse vídeo mostramos como podemos inserir móveis e equipamentos, planejados ou por meio do warehouse

Nesse vídeo abordamos a texturização do Loft

Nesse vídeo modelamos a bancada e um armário da cozinha



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.