Diferenças entre o Sketchup Make e Pro Entendendo as diferenças entre o Sketchup Make e Pro

Nesse vídeo nós trataremos das principais diferenças entre o Sketchup Make e Pro, para que você avalie se a versão gratuita atende suas demandas.O Sketchup Make é a versão gratuita do Sketchup e possui grande parte dos recursos mais importantes como os comandos de modelagem (push/pull, rectangle, line) de alinhamento (tape), de criação de cenas (scenes), camadas (layers), e geração de imagens (pdf, jpg etc.) e animações.

Dessa forma, é possível produzir um modelo desde a etapa inicial até a produção da imagem final com a versão gratuita. O Sketchup Pro possui todos esses recursos e mais alguns como: a possibilidade de importar arquivos do AutoCAD, a caixa de ferramenta Sandbox; as ferramentas sólidas (solid tools). Embora essas ferramentas não sejam essenciais, elas ajudam bastante no desenvolvimento de projetos. Além disso, acompanha a versão PRO o software de diagramação Layout.

Poder importar uma planta baixa do AutoCAD pode agilizar muito o fluxo de trabalho. A importação de plantas do CAD permite o aproveitamento das linhas e camadas provenientes do ambiente do AutoCAD, que podem ser usadas como elementos de modelagem ou somente como base de alinhamento. Nesse processo é importante verificar a qualidade do desenho importado, pois muitas vezes é mais fácil desenhar por cima da base em situações em que o desenho CAD apresente muitos defeitos.

As ferramentas Sandbox (Caixa de areia) permitem uma modelagem baseada em polígonos, ideal para representar topografias e também coberturas com formas curvas e orgânicas. As ferramentas sólidas permitem fazer operações booleanas: adição, subtração, interseção etc. o que torna possível a modelagem de formas mais complexas, difíceis de fazer usando apenas as ferramentas mais tradicionais.

Um último recurso mas não menos importante é na verdade um software que acompanha a versão Pro, que é o Layout. Esse programa permite fazer diagramações - organização em pranchas, definição de escala, inserção de carimbo etc. Caso vocês não utilizem programas como o Illustrator, In design e o próprio AutoCAD, o Layout é uma opção bem interessante devido a sua facilidade de uso e sua relação direta com o Sketchup.

Dessa forma, embora o Sketchup Make atenda a maior parte das demandas, a versão Pro possui alguns atrativos que fazem valer a pena pensar sobre sua aquisição.







Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.