Primeiros passos no Sketchup Nessa habilidade vamos aprender os comandos básicos do Sketchup por meio de 3 exercícios de modelagem

Neste curso de introdução ao Skethup Make 2017 vamos aprender os comandos básicos de navegação e modelagem por meio de 3 exercícios com níveis de dificuldade variados.

Vamos iniciar setando a interface e escolhendo as barras de ferramentas mais adequadas para o nosso trabalho.Utilizaremos as barras large tool set, layers, styles e exhibitions. Esta disposição vai nos ajudar a ter um acesso mais rápido aos comando do Sketchup. Em seguida, entenderemos os comandos de navegação/visualização, por meio pricnipalmente do scroll do mouse - zoom in/out, pan e orbit.

Depois iremos fazer um exercício básico para entender a dinâmica das ferramentas rectangle e push/pull. Esse exercício será feito de forma livre sem ainda a inserção de medidas/dimensões concretas. Vocês entenderão que os recursos básicos de criação de formas no Sketchup são relativamente simples.

Em seguida faremos um exercício um pouco mais avançado. Modelaremos a base de uma casa a partir de um retângulo, e faremos seu telhado, escada, porta, janela e chaminé. Será importante nesse caso atenção em relação aos snaps do Sketchup, para que comecemos a trabalhar com um pouco mais de precisão. Os snaps são pontos de rastreamento como as quinas, pontos medianos, centros etc.

Por fim, modelaremos uma casa com maior detalhamento. Começaremos fazendo a sua base a partir de retângulos com medidas informadas (x;y). Em seguida o push/pull para definir sua altura, e line/move para definir sua cumeeria. Depois usaremos as ferramentas tape para fazer as marcações das janelas e portas com alizares. Usaremos então a ferramenta offset para definir as espessuras dos elementos que compõe as esquadrias. Por último, usaremos o comando follow-me para criar o "rodapé externo" da casa.

Ao final dos vídeos vocês terão dado seus primeiros passos no Sketchup Make 2017, adquirindo o conhecimento básico do Software, e poderão já criar seus modelos próprios. Sugerimos que assistam os próximos cursos do CtrlArq para dar continuidade ao aprendizado.


Essa habilidade possui recursos extras!
Baixar recursos extras.
Baixar recursos extras.





Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.