Primeiros passos no Sketchup Nessa habilidade vamos aprender os comandos básicos do Sketchup por meio de 3 exercícios de modelagem

Neste curso de introdução ao Skethup Make 2017 vamos aprender os comandos básicos de navegação e modelagem por meio de 3 exercícios com níveis de dificuldade variados.

Vamos iniciar setando a interface e escolhendo as barras de ferramentas mais adequadas para o nosso trabalho.Utilizaremos as barras large tool set, layers, styles e exhibitions. Esta disposição vai nos ajudar a ter um acesso mais rápido aos comando do Sketchup. Em seguida, entenderemos os comandos de navegação/visualização, por meio pricnipalmente do scroll do mouse - zoom in/out, pan e orbit.

Depois iremos fazer um exercício básico para entender a dinâmica das ferramentas rectangle e push/pull. Esse exercício será feito de forma livre sem ainda a inserção de medidas/dimensões concretas. Vocês entenderão que os recursos básicos de criação de formas no Sketchup são relativamente simples.

Em seguida faremos um exercício um pouco mais avançado. Modelaremos a base de uma casa a partir de um retângulo, e faremos seu telhado, escada, porta, janela e chaminé. Será importante nesse caso atenção em relação aos snaps do Sketchup, para que comecemos a trabalhar com um pouco mais de precisão. Os snaps são pontos de rastreamento como as quinas, pontos medianos, centros etc.

Por fim, modelaremos uma casa com maior detalhamento. Começaremos fazendo a sua base a partir de retângulos com medidas informadas (x;y). Em seguida o push/pull para definir sua altura, e line/move para definir sua cumeeria. Depois usaremos as ferramentas tape para fazer as marcações das janelas e portas com alizares. Usaremos então a ferramenta offset para definir as espessuras dos elementos que compõe as esquadrias. Por último, usaremos o comando follow-me para criar o "rodapé externo" da casa.

Ao final dos vídeos vocês terão dado seus primeiros passos no Sketchup Make 2017, adquirindo o conhecimento básico do Software, e poderão já criar seus modelos próprios. Sugerimos que assistam os próximos cursos do CtrlArq para dar continuidade ao aprendizado.


Essa habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.





Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.