Modelando um móvel no Sketchup Passo a passo para modelar um rack no Sketchup

Nessa habilidade vamos aprender a modelar um rack no Sketchup. Utilizaremos nesse exercício a versão 2019. Modelar uma peça de mobiliário no Sketchup não é uma tarefa difícil, mas se não usarmos os procedimentos corretos, corremos risco de criar um objeto pouco flexível e suscetível a erros.

Em primeiro lugar, é sempre bom ter uma referência com medidas coerentes, assim sempre vale consultar sites com as dimensões do mobiliário que vai ser representado, ou até mesmo medir os móveis ao nosso redor, de modo que as proporções sejam respeitadas. Depois vale a pena planejar, pensar nas peças que vão compor o mobiliário e até mesmo desenhar algumas vistas de frente, de lado, etc. de maneira a guiar a construção no ambiente do Sketchup.

No Sketchup, o ideal é que cada peça do móvel seja um grupo, ou então um componente - se for repetida várias vezes na cena. Transformar os elementos em grupos e componentes assegura que a malha não fique toda "grudada" e permite a livre movimentação e manipulação de cada peça sem afetar as superfícies vizinhas.

Assim, em nosso exercício, vamos começar pelas tábuas que envolvem o rack, faremos primeiro a base (com a ferramenta rectangle), transformaremos em componente, copiaremos para cima (usando move e ctrl), e depois faremos o preenchimento com as laterais e o fundo, também componentes.

As portas, que devem poder se movimentar na frente do rack podem ser componentes também, e terão os puxadores na própria malha.

Por fim, faremos os pés, a partir de círculos (e push pull), que depois serão distorcidos para que fiquem na diagonal assim como menores em sua base. Cada pé será um componente que será rebatido para o outro lado do rack (com o próprio scale) e assim finalizaremos noss rack.

No warehouse podemos depois baixar equipamentos como TV, plantas etc. para completar o mobiliário.


Transcrição

Nesse vídeo vamos começar a modelagem pelas peças da base e laterais

Nesse vídeo vamos dar atenção às portas

Finalização do exercício com opções de apresentação



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.