Diagramando com Sketchup e Layout Passo a passo para criar uma prancha com perspectiva e planta baixa

Nessa habilidade vamos aprender a utilizar o Layout e criar uma prancha A3 com uma planta baixa na escala 1:50 e uma perspectiva, além de inserir simbologias, cotas, carimbo, etc. O Layout é um programa que vem junto com o Sketchup Pro e é bastante útil, embora não seja tão utilizado. Sua grande vantagem é a sua interligação com o Sketchup e a facilidade de se definir a escala do desenho assim como utilizar simbologias já prontas.

O primeiro passo desse processo é definir algumas cenas no Sketchup que serão as imagens a serem colocadas na prancha no Layout. Nessa habilidade definimos uma perspectiva interna como uma cena, e uma planta baixa como outra. A planta baixa foi criada a partir de uma vista axonométrica (câmera>projeção paralela), depois foi inserido um plano horizontal de corte, e por último foi escolhida a vista de topo. Escolhemos também um estilo com linhas simples para que as texturas não aparecessem (tudo ficou armazenado na cena).

Depois de definir as cenas, temos que associar o arquivo ao Layout. Podemos no próprio Sketchup (em file>send to layout) enviar o arquivo para o Layout. Quando o programa abrir, podemos escolher uma prancha específica, e já vai aparecer uma imagem nessa prancha. Essa imagem funciona como uma viewport, podendo ser navegada através de um duplo-clique. Assim, podemos explorar o espaço do Sketchup diretamente no Layout.

Porém, a melhor maneira de definirmos o que vai aparecer nessa viewport é associarmos as cenas as eles. Basta que na bandeja padrão (defaul tray) a gente defina na aba Modelo do Sketchup (Sketchup Model) qual a cena que queremos que apareça. Assim, podemos fazer uma cópia da viewport existente (Ctrl+D) e definir 2 viewports, uma com a perspectiva e outra com a planta baixa.

Nessa mesma aba podemos definir a escala da planta baixa. Ao final, sugerimos também escoher as opções de rendering como Hybrid ou Vetor, em vez de Raster, para que as imagens finais fiquem com uma boa qualidade. Ao final, basta exportar como JPG ou PDF.







Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.