Importando plantas CAD no Sketchup Passo a passo para importar um arquivo do AutoCAD e levnatr os volumes no Sketchup

Um procedimento que pode acelerar bastante nosso fluxo de trabalho quando modelamos no Sketchup é o aproveitamento de desenhos DWG, feitos no AutoCAD, ou algum outro software. Nessa habilidade, descrevemos como fazemos essa operação e damos algumas dicas para que não ocorram problemas.

O primeiro passo é dado no próprio AutoCAD (ou programa similar). É importante verificar os erros no desenho e simplificar ao máximo, pois nem tudo será aproveitado no Sketchup.

Assim, sugerimos sempre, no próprio AutoCAD:

  • Apagar ou desligar camadas desnecessárias!
  • Simplificar o desenho!
  • Salvar um arquivo específico para exportar
  • Verificar a unidade usada no CAD

Depois, podemo, no Sketchup ir em arquivo > importar. No processo de importação devemos, em opções, indicar qual unidade foi usada no AutoCAD para fazer o desenho (normalmente metros). Após importar devemos verificar se as linhas estão agrupadas e se as medidas estão coerentes, caso contrário, precisamos encontrar o erro!

Os próximos passos no Sketchup são:

  • Apagar camadas desnecessárias ( criar camadas no SKetchup)
  • Desassociar o conjunto geral de linhas agrupadas para criar grupos específicos para plantas, fachadas, cortes, etc.
  • Criar camadas para inserir os desenhos de referência (ex: ref-planta baixa, ref-corte)
  • Criar demais camadas (paredes, pisos etc.) para o desenho em si.

Para a modelagem em si, recomendamos normalmente que façamos do zero, sobre as projeções que vieram do CAD, e assim, aproveitamos os snaps. Se tentarmos aproveitar as linhas do próprio CAD corremos alguns riscos, pois muitas vezes o desenho vem com uma série de problemas. Dessa maneira, o ideal é manter essas linhas em grupos e fazer um desenho novo por cima de tudo.

A utilização das projeções do CAD acelera muito todo o processo de desenho e modelagem pois não precisaremos ficar conferindo medidas em planta e depois reproduzindo os valores no Sketchup. Fazemos o processo rapidamente confiando no desenho que já feito no AutoCAD.







Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.