Importando plantas CAD no Sketchup
Um procedimento que pode acelerar bastante nosso fluxo de trabalho quando modelamos no Sketchup é o aproveitamento de desenhos DWG, feitos no AutoCAD, ou algum outro software. Nessa habilidade, descrevemos como fazemos essa operação e damos algumas dicas para que não ocorram problemas.
O primeiro passo é dado no próprio AutoCAD (ou programa similar). É importante verificar os erros no desenho e simplificar ao máximo, pois nem tudo será aproveitado no Sketchup.
Assim, sugerimos sempre, no próprio AutoCAD:
Depois, podemo, no Sketchup ir em arquivo > importar. No processo de importação devemos, em opções, indicar qual unidade foi usada no AutoCAD para fazer o desenho (normalmente metros). Após importar devemos verificar se as linhas estão agrupadas e se as medidas estão coerentes, caso contrário, precisamos encontrar o erro!
Os próximos passos no Sketchup são:
Para a modelagem em si, recomendamos normalmente que façamos do zero, sobre as projeções que vieram do CAD, e assim, aproveitamos os snaps. Se tentarmos aproveitar as linhas do próprio CAD corremos alguns riscos, pois muitas vezes o desenho vem com uma série de problemas. Dessa maneira, o ideal é manter essas linhas em grupos e fazer um desenho novo por cima de tudo.
A utilização das projeções do CAD acelera muito todo o processo de desenho e modelagem pois não precisaremos ficar conferindo medidas em planta e depois reproduzindo os valores no Sketchup. Fazemos o processo rapidamente confiando no desenho que já feito no AutoCAD.