Compreendendo o novo Sketchup Passo a passo para usar o Sketchup 2019 e sueas diferentes versões

Nessa habilidade vamos compreender o novo Skechtup, que a partir de 2019, apresenta as versões FREE, SHOP, PRO e STUDIO. Enquanto antigamente havia apenas 2 opões - o Pro e o Make - agora, a Trimble, que é o faricante do software, disponibilizou uma série de opções que podem se adequar melhor a diferentes perfis de usuários.

A principal novidade dessas mudanças diz respeito ao fim do programa Make, e sua substituição pelo Free. Diferentemente da versão mais antiga, o Sketchup Free não é tão parecido com o Pro, tendo como principal característica o fato de rodar no browser. Dessa forma, não é necessário instalar o programa, apenas acessá-lo pelo site do Sketchup - www.sketchup.com - e depois de fazer um cadastro, usar o programa no browser de preferência (google chrome, internet explorer, etc.).

Há vantagens e desvantagens nesse processo. Como ponto positivo, pode-se acessar o programa em qualquer lugar, assim como os arquivos que ficam guardados na "nuvem" da prórpia Trimble. Como pontos negativos, obviamente o Sketchup pode travar em função da conexão com a internet, especialmente quando trabalhamos com arquivos pesados.

A opção de assinatura SHOP, é uma opção que também roda na web, mas tem mais funcionalidades que o Free (como a possibilidade de importar arquivos DWG) e um espaço para armazenamento ilimitado (enquanto no Free é de 10gb).

A versão do Pro continua sendo a opção mais profissional, com direito a todos os recursos já conhecidos (sandbox, solid tools, etc.) assim como as funcionalidades exclusivas (como importação de plantas do Autocad, etc.).

Já a opção Studio, que é a versão mais cara (embora tenha um bom desconto para estudantes) apresenta os mesmo recursos que o Pro, e ainda de quebra disponibiliza o software Sefaira, que faz cálculos de performance no ambiente do Sketchup.

Mostraremos essas diferenças nessa habilidade, e poduziremos uma cena simples no Sketchup Free para entender melhor sua dinâmica e workflow.


Transcrição

Nesse vídeo exploramos as diferentes versões oferecidas pelo Sketchup 2019.

Nesse vídeo exploramos o Sketchup Free e fazemos um rápios exercício.