Criando formas complexas no Sketchup Passo a passo para criar formas avançadas e com curvatura

Nessa habilidade mostramos algumas ferramentas nativas do Sketchup que permitem trabalhar com superfícies esféricas, terrenos acidentados, adições e subtrações volumétricas, etc. Embora o Sketchup não seja um programa de modelagem avançado, utilizando algumas ferramentas do próprio programa e também plug-ins podemos chegar a resultados sofisticados se soubermos as melhores práticas.

Começaremos trabalhando com o comando siga-me ("follow me"), que é um recurso simples mas pode ser aplicado para simular superfícies complexas, como sólidos de revolução. Utilizando um perfil e um “caminho” com curvatura, podemos criar superfícies que se orientam a partir da volumes extrudados ao longo de um arco, ou círculo, por exemplo. Assim, utilizaremos esse comando para gerar desde esferas até telhados no Sketchup.

Trabalharemos também com o recurso caixa de areia ("sandbox"), que permite a produção de superfícies a partir de curvas de nível, que podem ser importadas do AutoCAD, por exemplo. O comando sandbox permite também a manipulação de malhas poligonais de forma semelhante a programas como o 3ds Max e Maya. Por meio de um pincel de deformação, podemos trabalhar com simulação de topografia e representar também coberturas tensionadas, manipulando de forma livre uma malha repleta de polígonos.

Outro comando que iremos utilizar são as ferramentas sólidas, ou "solid tools". Essas ferramentas possibilitam simular as operações booleanas de adição, subtração, intersecção, etc. Essas operações permitem, por exemplo, a modelagem de recortes esféricos em superfícies planas, o que seria bem difícil de fazer com os comando básicos do Sketchup.

Cabe lembrar que tanto o "solid tools", quanto o "sandbox", são recursos do Sketchup Pro, e assim não estão disponíveis nas versão Make e na versão Free, que roda no browser. Obviamente, existem uma série de outros recursos, como plug-ins, que permitem que a modelagem no Sketchup se torne cada vez mais sofisticada., e similar a programas que trabalham com "quads" e "nurbs".


Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.