Como utilizar o 3D Warehouse Passo a passo para compreender o Armazem 3d usando Sketchup

Nessa habilidade aprenderemos a acessar os modelos do 3D Warehouse, ou Armazem 3d, e utilizá-los em nossas cenas no Sketchup. A plataforma do 3D Warehouse é um espaço colaborativo onde modelos feitos por diferentes autores são disponibilizados de maneira gratuita.

Usar os modelos da plataforma acelera de forma significativa nosso fluxo de trabalho, já que podemos aproveitar os móveis e equipamentos que queremos usar em nosso projeto, sem ter que modelá-los, o que demandaria muito tempo.

Apesar da facilidade, temos que ter alguns cuidados na utilização desses modelos. Em primeiro lugar, se usarmos num número grande de modelos corremos o risco de deixar nosso arquivo muito pesado. Dessa forma, é importante sempre verificar o tamanho do arquivo a ser baixado assim como o número de polígonos que ele tem, já que nem sempre necessitamos de um modelo com muitos detalhes, especialmente quando são vistos de longe. Alguns exemplos são as plantas e árvores, que dependendo do modelo podem ser muito pesados, e podem ser substituídos por opções baseadas em imagem/plano, que são muito mais leves.

Quando fazemos as buscas é importante também verificar a qualidade dos modelos. Muitas vezes os modelos são feitos por autores sem referências e não temos garantia de que o modelo será bom. Uma sugestão é sempre procurar por modelos fornecidos por fabricantes (manufacter models), o que pode ser indicado no filtro de buscas, e assim, a chance de o modelo apresentar uma boa qualidade é maior. Podemos também fazer buscas a partir da popularidade, número de likes, etc. o que indicará se o modelo tem boa qualidade de fato.

Por fim, depois que inserimos o modelos em nossa cena, devemos buscar uma boa organização em camadas (uma para vegetação, outra para mobiliário, por exemplo) para que possamos "desligar" alguns modelos em determinadas situações. Os modelos inseridos funcionam como componentes, e podem ser transformados e copiados por toda a cena.



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.