Como organizar arquivos no Sketchup Passo a passo para trabalhar com grupos, componentes e camadas

Nessa habilidade vamos aprender a organizar melhor nossos modelos do Sketchup, trabalhando com grupos, componentes e por fim, camadas. Ao usar esses recursos, aumentamos nossa produtividade e conseguimos desenvolver projetos mais rapidamente e também fazer alterações sem problemas.

Transformar um modelo em um grupo é fundamental para "proteger" a malha de eventuais deformações que possam ocorrer. Como no Sketchup sempre que modelamos, as faces se "fundem", precisamos determinar até que ponto queremos essa conexão. Assim, quando modelamos um objeto e não queremos mais que ele se conecte a outros, é uma boa hora de criar um grupo. Criamos grupos também para organizar melhor um arquivo, e facilitar a movimentação de objetos, como móveis, por exemplo, que podem ser grupos compostos de subgrupos.

Em algumas situações podemos criar componentes em vez de grupos. Fazemos isso normalmente quando temos muitas repetições de um mesmo objeto na cena e queremos que haja um vínculo entre esses objetos. Dessa forma, quando alteramos um componentes, todos os outros também irão sofrer a modificação, o que melhora bastante nosso fluxo de trabalho. Normalmente, transformamos peças de mobiliário, vegetação, equipamentos, etc. em componentes, permitindo que se alter uma instância e todas as outras se atualizarão.

Por último discutiremos sobre a utilização de camadas no Sketchup. Muitos usuários ignoram a existência de camadas no programa, e deixam assim de utilizar um recursos valioso do programa. Organizar um modelo em camadas permite que a gente deligue e ligue objetos da cena e assim conseguimos focar nos elementos que são importantes para a operação em curso. Podemos também usar algumas camadas para "guardar" projetos muito pesados, como vegetação, que não precisam ficar ativados o tempo todo. Assim, deixamos nosso arquivo mais leve.

Ao fim dessa habilidade você aprenderá as melhores práticas envolvendo esses recursos e conseguirá dar um passo a mais para se tornar um usuário mais profissional.


Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.