Produzindo imagens e animações no Sketchup Passo a passo para finalizar o modelo e criar imagens ou filmes animados

Nessa habilidade ensinamos a organizar o modelo em cenas ("scenes"), explorar os diferentes estilos ("styles") de maneira a produzir imagens atraentes e também animações do modelo.

Trabalhar com cenas ("scenes") é essencial para organizar melhor o modelo assim como para preparar e registrar os ângulos que podem se tornar imagens a serem produzidas. As cenas permitem armazenar o estado do modelo, registrando o ângulo, as camadas visíveis e invisíveis, a posição do sol e sombras, e outros parâmetros que desejamos salvar. Isso faz com que nosso fluxo de trabalho fique mais rápido, inteligente e organizado.

As cenas armazenam também os estilos ("styles"), que definem o visual do modelo do Sketchup. Os estilos definem a aparência das superfícies (cor, textura) assim como as arestas ("edges") e também o fundo ("Background"). O Sketchup oferece uma série de estilos prontos, como estilos que mostrama apenas cores, estilos que exibem apenas as arestas, estilos do tipo "wireframe", estilos que imitam o traço manual, e muitos outros. A definição do estilo depende do tipo de representação gráfica desejado.

Uma vez definidos as cenas e os estilos, podemos produzir imagens ou animações, que podem ser enviadas para o cliente. Em relação à produção de imagens, uma sugestão é trabalhar em conjunto com o software Layout, que tem maior poder de diagramação e exibição de imagens. Contudo, podemos gerar imagens JPG ou até PDF diretamente no Sketchup também.

Dica:
Para evitar imagens serrilhadas (pixeladas) gere imagens com no mínimo 2000 pixels de largura nas opções de exportação

Outra opção bem interessante é produzir animações. As animações são basicamente transição de cenas, então estas devem ser pensados para que haja uma fluidez que produza uma animação com uma boa dinâmica. Para testar a animação no Sketchup basta clicar com o botão direito em qualquer cena e clicar em "Play Animation". As animações podem ser salvadas como sequência de imagens ou então como arquivos de vídeo, como AVI, MP4, etc.


Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.