Otimizando o trabalho no Sketchup Como tornar o Sketchup mais leve

Nessa habilidade mostramos como podemos tornar nosso fluxo de trabalho mais rápido usando o Sketchup. Muitas vezes, percebemos que nosso arquivo fica muito lento, dificultando a visualização das cenas e fazendo com que a gente espere muito tempo pelo processamento dos comandos. Mesmo tendo um computador com bom desempenho, não estamos livres desses problemas se não tomarmos alguns cuidados.

Assim, mostramos alguns procedimentos que podem nos ajudar. Em primeiro lugar, a organização da cena é extremamente relevante. Podemos apagar ou esconder tudo que não é importante, e muitas vezes, está sendo processado. Dessa forma, é útil manter apenas o que realmente estamos vendo ou que tenha alguma influência na imagem final.

Trabalhar com camadas e cenas também ajuda bastante também. Quando organizamos o arquivo em camadas, podemos esconder objetos pesados (ex: vegetação) enquanto trabalhamos, e mostrá-los apenas no final. As cenas nos ajudam também a organizar essa visibilidade, controlando quais camadas aparecem ou não.

Outra dica legal é desligar a opção “profile” que encontramos no estilo (style) das cenas. Essa opção mostra as bordas dos objetos, e quando desligadas, tornam o arquivo mais leve. Também é importante não mostrar as sombras (shadows) enquanto estamos trabalhando, o que deixa a cena bem mais leve também.

Um recursos bem valioso é o "purge". Utilizando esse comando, eliminamos da memória do arquivo componentes que não estão sendo utilizados, como modelos do 3d warehouse que testamos mas não mantivemos na cena. A utilização desse recursos diminui bastante o tamanho final do arquivo.

Um plugin que pode ajudar também é o Proxy View (Sketchucation). Esse plugin transforma os objetos em “caixas”, que não pesam no arquivo enquanto estamos em fase de desenvolvimento. Assim, podemos tornar os objetos proxies para trabalhar mais rápido, e quando as cenas estiverem prontas, podemos transformá-los em objetos normais novamente. Esse plug-in é apropriado para situações onde temos muitos objetos pesados (como uma floresta, por exemplo).


Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.