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Iluminação externa fotorealista com Vray Passo a passo para renderizar cenas externas com com imagens HDR (IBL)

Nessa habilidade vamos trabalhar com imagens esféricas HDR para iluminar uma cena externa de maneira fotorealista, produzindo imagens com qualidade profissional.

Para que esse procedimento funcione precisamos trabalhar com imagens esféricas, que são imagens 360 planificadas, envolvendo o espaço do Sketchup e produzem a luz do sol e do céu. É possível produzir nossas próprias imagens por meio de câmeras 360 ou sequência de fotografias, mas hoje em dia podemos encontrar essas imagens prontas em diversos sites. Além de esféricas, as imagens vão funcionar melhor se forem também imagens HDR, ou HDRI, um formato 32 bits que consegue armazenar uma maior variedade de tonalidades. Imagens HDR são normalmente produzidas a partir da mescla de fotografias tiradas com diferentes exposições, assim, essas imagens conseguem armazenar muitos detalhes de sombra e realce.

O Sketchup possui uma luz especial chamada "Dome Light", que permite a inserção de imagens esféricas HDR que automaticamente envolvem a cena do Sketchup. A partir dessa foto, tanto a luz do céu (a luz ambiente que preenche sombras) quanto a luz do sol são geradas. Dessa maneira, se o HDR tem um céu muito alaranjado, a tonalidade da iluminação vai seguir esse padrão, e se na foto há um sol muito bem delimitado, ele vai produzir projeções fortes e rígidas. Nesse processo é importante desligarmos o "Sunlight" e o mapa do "environment", pois o HDR vai justamente substituir esses componentes.

Esse processo antigamente demorava muito - especialmente em cenas internas - mas o Vray Next introduziu a opção "adaptive", que otimiza esse processo e hoje conseguimos simulações internas com bom custo x benefício usando HDRs.

Para se chegar em um resultado interessante, devemos então escolher com cuidado as imagens HDRS, rotacionar o mapa até chegar a uma posição interessante e manipular seus parâmetros de força até o nível que desejarmos.

Alguns sites para baixar HDRs:
www.texturehaven.com
www.hdri-skies.com
www.noemotionhdrs.net
www.cgskies.com



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Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.