Conhecendo o Vray Passo a passo para você baixar e instalar o v-ray next

Nessa habilidade vamos entender o que é e para que serve um renderizador, quais as vantagens do Vray Next, e também vamos comparar os preços e planos desse software no site da Chaos Group, para ver qual a melhor opção. Também conheceremos melhor a interface do Vray e quais recursos ele oferece.

Quando falamos em um renderizador, estamos nos referindo a um software que normalmente funciona em cima de outro programa (como um plug-in) e permite fazer coisas que o software original não faz. O próprio Sketchup por exemplo tem plug-ins que permitem fazer escadas, azulejos, telhados etc. e facilitam muito nossa vida.

No caso do renderizador, ele permite que a gente trabalhe com luz e materiais de forma muito mais sofisticada. Assim, quando usamos o Vray, por exemplo, ele fica responsável por calcular a emissão e reflexão das luzes da cena, e também o brilho, transparência e outras características dos materiais existentes.

O Vray-Next que é uma versão nova do Vray veio com uma série de inovações que o tornam um renderizador com ótima performance. A Chaos Group que fabrica o software também oferece hoje em dia opções mais acessíveis como planos de assinatura que não pesam tanto no bolso.

Após instalar o software, na interface do Sketchup temos acesso aos recursos do Vray - Vray Lights, Vray Asset Editor, Vray Frame Buffer, recursos de mapeamento, entre outros. O Vray Asset Editor funciona como um grande gerenciador de recursos, onde podemos definir a qualidade do cálculo de iluminação, o tipo de renderização que vamos usar, o tamanho da imagem além de controlarmos as características dos materiais existentes e das luzes posicionadas. Já o Vray Frame Buffer permite que a gente acompanhe a renderização e faça algumas modificações na imagem como se fosse um Photoshop embutido no próprio Sketchup.


É muito importante que a gente compreenda minimamente os parâmetros de render de forma a fazer escolhas com bom custo x benefício na hora de renderizar!!


Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.