Habilidade Premium

Assine para ter acesso ilimitado!
Melhor preço!

Semestral

R$ 0

/mês
  • 6 meses de acesso ilimitado
  • Diversos cursos
  • Conteudo exclusivo
  • Material didático
  • Grupo para dúvidas
Assine Agora!

Bimestral

R$ 0

/mês
  • 3 meses de acesso ilimitado
  • Diversos cursos
  • Conteudo exclusivo
  • Material didático
  • Grupo para dúvidas
Assine Agora!

Primeiros passos no Vray Compreendendo a mecânica do Vray Next

Nessa habilidade iremos compreender as principais funções do Vray a partir de um projeto, onde iremos configurar a iluminação e os materiais, e iremos fazer o nosso primeiro render. A ideia aqui é traçar um panorama geral sobre o renderizador, para depois nos aprofundartmos em detalhes mais específicos.

Vamos começar compreendendo melhor a interface do vray e como são distribuídas suas funções - as luzes vray lights, os recursos de mapeamento, o Asset Editor, etc.

Depois, obseravaremos com calma o Asset Editor, que é a janela onde podemos definir o tamanho do render, a exposição da câmera, a qualidade do render - e se ele é interativo ou não. No Asset Editor podemos também gerenciar nossas luzes e materiais, definindo os atributos e características que precisamos escolher em função das nossas cenas.

Para trabalhar com luzes do vray, devemos primeiro escolher qual luz queremos inserir na cena. A luz natural, do sol, é gerada automaticamente a partir da luz já existente do Sketchup. Nós podemos ajustar os parâmetros de sombra para determinar o ângulo de incidência do sol, e também podemos ajustar a intensidade e temperatura de cor no Asset Editor. Além disso, podemos escolher luzes artificiais diretamente da nossa barra de ferramentas.Nesse exemplo, utilizaremos luz natural para iluminar de forma mais geral o ambiente, e uma luz pontual para destacar a área onde fica a poltrona, posicionando-a dentro da luminária.

Já para criar e editar materiais, podemos ir diretamente no Asset Editor, e lá podemos usar os materiais prontos do Vray, ou criar um material do “zero”. Outra opção é aproveitar os materiais já inseridos na cena, e apenas ajustar os parâmetros para que fiquem mais foto realistas, como brilho, “bump”, etc.

Por último, faremos configurações básicas de renderização, de forma a possibilitar a renderização de uma imagem com bom custo X benefício, ainda sem entrar em detalhes complexos de configurações e parâmetros.



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.