Isometrica estilizada no Sketchup e Photoshop Passo a passo para fazer uma perspectiva isométrica estilizada

Nessa habilidade vamos aprender a produzir uma representação isométrica com uma linguagem estilizada. Uma imagem isométrica é uma projeção paralela bastante em desenhos técnicos, no campo da Engenharia e Arquitetura.

Nos últimos tempos, a linguagem isométrica tem sido bastante usada em diagramas esquemáticos, para mostrar fluxos, estrutura, setorização, etc. Muitas vezes, opta-se por representações mais técnicas e outras por linguagens mais estilizadas e artísticas.

Mostramos nos vídeos a produção de uma perspectiva isométrica a partir de um modelo do Sketchup, de um ambiente interno. Em primeiro lugar, no Sketchup, devemos escolher a opção projeção paralela ("paralel projection") para que a perspectiva do espaço do Setchup deixe de ser cônica. Em seguida, devemos escolher a opção "Iso" para que além de paralela a perspectiva seja isométrica, com ângulos de 30 graus.

Depois, eliminas algumas paredes para que possamos ver melhor dentro do modelo. As paredes externas podem ser removidas completamente e as internas, foram reduzidas de modo a permitirem uma melhor visualização do interior dos compartimentos.

Em seguida, definimos a aparência do modelo. Caso optemos por uma isométrica mais técnicas, podemos escolher estilos que mostrem apenas arestas, sem cores nem texturas. Em nosso caso, optamos por uma linguagem mais "divertida", então escolhemos a opção "Shaded" que remove as texturas e deixa apenas cores sólidas. Além disso, definimos que as arestas não vão ficar visíveis, apenas as superfícies. Definimos também que vamos exibir as sombras, o que ajuda na compreensão das volumetrias.

Dica
Use sempre em cenas para salvar o ângulo, estado da camada, estilo, etc. Nesse caso, sugerimos também salvar o próprio estilo (nome: isometrico), que foi gerado a partir do estilo "Shaded" e a exclusão das arestas.

Por último, exportamos a imagem como PNG e abrimos no Photoshop. Lá podemos inserir figuras para "humanizar" a ilustração. Devemos antes recortar as imagens e depois podemos inserir e escalonar. Para que fiquem mais de acordo com o modelo podemos inserir sombras a partir da prórpia imagem, copiando, modificando a cor e distorção.



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.