Como Cotar Projetos no AutoCAD Em Escala Como configurar cotas anotativas e cotar o seu projeto em qualquer escala no AutoCAD

Cotar é uma etapa essencial do projeto de arquitetura. Nessa aula vamos aprender a cotar projetos de arquitetura usando Cotas Anotativas. Cotas Anotativas são baseados em elementos anotativos inteligentes. Esses elementos, quando bem configurados, permitem que o AutoCAD saiba em que escala está o seu desenho e, sendo assim, configurar elementos como cotas, textos e símbolos, no tamanho correto.

Para isso, primeiro vamos aprender como configurar cotas anotativas na escala correta, ou melhor, do tamanho correto. Essa configuração diz respeito a selecionar cada elemento da cota e definir os valores exatos para eles. Essa configuração é essencial para termos cotas em qualquer escala. E o primeiro vídeo dessa aula vai passar por cada etapa da configuração das cotas anotativas para podermos cotar o projeto em qualquer escala.

Podemos cotar o projeto em qualquer escala, após termos a nossa escala de arquitetura configurada. O processo de cotar um projeto é muito simples. Devemos entretanto buscar evitar redundâncias e manter a clareza na hora de plotar. É importante entender o projeto e se fazer entender. Para iniciar basta selecionar o elemento de cotas que nós já configuramos, em seguida dizer para o AutoCAD em qual escala o desenho está e pronto, o AutoCAD vai cuidar de deixar todos os elementos com o tamanho correto na hora da plotagem. Dessa forma muito trabalho é poupado, alguns profissionais ainda usam um método antigo, onde cada escala tem uma cota específica, esse método é lento, confuso e não mais necessário: cotas anotativas são a maneira certa de cotar o AutoCAD.

Para manter a organização do seu trabalho sempre desenhe seus elementos na camada deles, tenha esse costume e poupe tempo e dores de cabeça. O CtrlArq disponibiliza um arquivo de template para seus projetos, nele você vai encontrar cotas, textos, camadas e blocos já configurados para você começar a projetar. Basta logar e fazer o Download ali do lado.

Isso é tudo, ao final dessas duas aulas você vai ser capaz de: criar novas cotas, configurar cotas anotativas, configurar cotas em qualquer escala, cotar seu projeto no AutoCAD na escala em qualquer escala.



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Davi Teodoro

Futuro arquiteto formado pela UFRJ tenho vasta experiencia em diversos programas gráficos e aqui no CtrlArq eu ensino técnicas de representação voltadas para arquitetura.