Como Configurar Camadas, Penas e Cotas no AutoCAD Como configurar camadas, penas, textos e cotas no AutoCAD e criar um Arquivo Template.

Como criar um arquivo template? Nessa aula nós vamos aprender, em poucos passos, como configurar um arquivo template no AutoCAD. Para criar um arquivo template vamos aprender a configurar criar e configurar camadas no AutoCAD, como configurar o peso das penas (peso de linha), configurar textos anotativos e como configurar cotas anotativas. Esse arquivo, depois de pronto, poderá ser usado para todos os seus projetos de arquitetura. Mas afinal o que é um arquivo template?

Um arquivo template, nada mais é do que um arquivo de configuração que contém os parâmetros básicos do seu projeto. Esse arquivo é aquele pelo qual você vai começar o seu desenho, pois ele já vem com uma série de configurações, como por exemplo a configuração de penas, as principais camadas e também textos e cotas configuradas. Ou seja o arquivo template é essencial para manter seus projetos organizados e padronizados. E além disso um bom arquivo template poupará tempo de projeto, pois quase tudo já está configurado. Ok, mas quais são as principais configurações?

Um bom arquivo template, tem as seguintes configurações: Relação das camadas, o tamanho dos textos, a configuração de penas e as configurações das cotas. Esses elementos são usados em todos os projetos e devem seguir determinados padrões. Vamos usar o padrão da ABNT para configurar nosso arquivo template e bem como o que há de mais atual no mercado. Então vamos lá.

Configurando Camadas

As camadas do AutoCAD são essenciais para manter seu projeto organizado. Elas são usadas para agrupar objetos do mesmo tipo, nesse sentido, vamos ter camadas para ALVENARIA, MOBILIÁRIO, COTAS, TEXTOS e assim por diante. Use a tabela abaixo para configurar as suas camadas:

Nome Cor
0 white
ARQ-ALVENARIA 80
ARQ-COTAS 10
ARQ-ELETRODOMÉSTICOS 10
ARQ-ESQ-01 70
ARQ-ESQ-02 20
ARQ-FOLHA WHITE
ARQ-MOBILIÁRIO 20
ARQ-SIMBOL 70

-

Você deve ter reparado que nós definimos, além do nome, uma cor. Essa cor é como o AutoCAD vai definir o peso das penas, ou seja a espessura das linhas, na hora da plotagem. Em seguida vamos configurar o peso das penas e você entenderá melhor.

Configurando Penas

A configuração de penas diz respeito a dizer para o AutoCAD como plotar as linhas do seu desenho; qual a espessura de tais linhas e se essas serão cheias, tracejadas e etc. Como você deve ter percebido, é uma configuração importantíssima para a clareza do projeto. Pois bem, o AutoCAD usa um arquivo específico para fazer essa configuração e esse arquivo fica vinculado ao seu arquivo template pois ele usa as configurações das camadas do seu arquivo template para saber como configurar cada pena. Mais especificamente a cor de cada camada define o peso das linhas e esse peso segue o valor das cores, conforme a cor aumenta o peso aumenta. Durante a aula você vai aprender a configurar esse arquivo de penas e deve usar a tabela abaixo para fazer a sua configuração:

Cor Espessura (mm) COR
white - -
10 0.10 black
20 0.20 black
30 0.30 black
40 0.40 black
50 0.50 black
60 0.60 black
70 0.70 black
80 0.80 black

-

Seguindo esse padrão é possível configurar qualquer cor.



Esta habilidade possui recursos extras!
Faça o login para baixar
Não se preocupe, nunca postaremos nada em seu nome.



Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Davi Teodoro

Futuro arquiteto formado pela UFRJ tenho vasta experiencia em diversos programas gráficos e aqui no CtrlArq eu ensino técnicas de representação voltadas para arquitetura.