Habilidade Premium

Assine para ter acesso ilimitado!
Melhor preço!

Semestral

R$ 0

/mês
  • 6 meses de acesso ilimitado
  • Diversos cursos
  • Conteudo exclusivo
  • Material didático
  • Grupo para dúvidas
Assine Agora!

Bimestral

R$ 0

/mês
  • 3 meses de acesso ilimitado
  • Diversos cursos
  • Conteudo exclusivo
  • Material didático
  • Grupo para dúvidas
Assine Agora!

Modelando um banheiro Passo a passo para modelar um banheiro por completo

Nessa habilidade vamos aprender a modelar um banheiro no Sketchup. A ideia principal desse exercício é produzir um modelo polivalente, que funcione tanto para produzir imagens e animações dentro do próprio Sketchup, assim como para renderizações foto realistas e desenhos técnicos que podem ser feitos com a ajuda de outros softwares.

Vamos começar modelando os elementos que delimitam o espaço - piso, paredes, teto - e organizando-os em grupos em camadas. Busaremos estruturar o modelo de modo a possibilitar uma boa visibilidade do espaço interno e, para isso, vamos agrupar as paredes como dois componentes separados, em vez de um objeto único. Isso permite que a gente esconda determinadas partes da parede para que possamos observar melhor o espaço interno do modelo em situações específicas.

Em seguida, vamos abrir os vãos onde iremos inserir as esquadrias. Após colocar a porta e a janela, vamos modelar a bancada e o armário.


Importante: optamos pode uma modelagem construtiva, onde os elementos são modelados de forma fiel à realidade e seus componentes são representados na integra, de forma que se fizermos um corte, teremos um desenho técnico apresentável.

Depois da modelagem do armário e da bancada, vamos inserir os metais e equipamentos da cena. Obviamente, para agilizar nosso fluxo de trabalho recorreremos a modelos baixados no 3d Warehouse. Tentaremos inserir os objetos com precisão contando com o auxílio das guias que podemos inserir no Sketchup.

Posteriormente, modelamos os detalhes do teto - forro, tabica, etc. - e vamos inserir o chuveiro, uma luminária pendente, e também spots.

Após o processo de modelagem, aplicaremos os materiais nas paredes, nos metais, armários, etc. Utilizaremos materiais prontos do próprio Sketchup mas também recorreremos a mapas mais específicos para a madeira do armário e para o porcelanato das paredes.

Ainda, precisaremos fazer alguns ajustes finais e inserir alguns objetos decorativos para "humanizar" mais o ambiente, e teremos, enfim, nosso banheiro modelado 100% no Sketchup.


Ficou Alguma Dúvida?
Acesse nosso grupo de estudos e fale com o instrutor.





Instrutor
Marcio Nisenbaum

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre pela Dessau Institute of Architecture (Alemanha), colaborador do escritótio PluralPS, tenho mais de 7 anos de experiência como professor universitário nos cursos de Arquitetura, Interiores e Design, e muita paixão por computação gráfica.